DIZIMO?

26/06/2010 00:25

O QUE É DÍZIMO?

 

É a décima parte (de qualquer coisa) menos dos seus rendimentos. Porque a fração equivalente a dez por cento dos rendimentos chama-se dízima. Porque então os pregadores pedem dízimo? O dízimo não era dinheiro para os cofres das igrejas. Os dízimos eram entregue aos levitas que eram os filhos de Levi, que eram uma tribo responsável pelas cerimônias religiosa dos Judeus, por isso não trabalhavam, estavam 100% dedicados ao trabalho religioso, e o dizimo era para o sustento deles, recebiam dez por cento das colheitas, das frutas dos animais que nasciam no campo em um determinado período. Resumindo: O dízimo era alimento destinado a suprir as necessidades dos levitas que não tinham parte nem herança na terra prometida.

O dízimo na lei de Moisés nunca foi oferecido da forma como está sendo feito hoje, porque   o dízimo foi destinado para suprir as necessidades dos levitas, mas hoje, não há mais a personagem representativa do levita entre nós. (ou será que os religiosos atuais são descendentes?) Alguém poderá apontar para Malaquias 3.10 tentando justificar que foi ordenado o dízimo ser levado para casa do tesouro.

Malaquias mandou levar o dízimo a casa do tesouro. Disse o Senhor: Para que haja mantimento na minha casa. E o que é mantimento?  É aquilo que mantém, é provisão, é comida, se preferir posso chamar de gênero alimentício, etc.  

O dízimo hoje está sendo direcionado para a cúpula de organizações religiosas, onde ninguém mais sabe o fim a que se destina, existe algumas prestações de conta, mas as que tenho visto não tem nenhuma consistência contábil, limitam-se apenas a dizer quanto entrou nos cofres, quanto foi gasto e o valor da sobra, no mês seguinte é a mesma coisa, não é preciso ser um gênio pra perguntar onde vai para a sobra? Porque não aparece na contabilidade do mês seguinte.