VIDA PÓS-MORTE

20/06/2010 18:43

VIDA PÓS-MORTE

 

Atos 2.34 Porque Davi não subiu aos céus, mas ele próprio declara: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita.

O texto diz claramente que Davi ainda não havia subido aos Céus. Então para onde foi Davi? Ele morreu e foi para o inferno? Não, pois a Bíblia diz que ele era um homem justo e correto diante de Deus.

 

João 14.2 Na casa de meu Pai há muitas moradas. Não fora assim, e eu vos teria dito; pois vou preparar-vos um lugar.

3 Depois de ir e vos preparar um lugar, voltarei e tomar-vos-ei comigo, para que, onde eu estou, também vós estejais.

4 E vós conheceis o caminho para ir aonde vou.

O texto é claro quanto a quando iremos para junto de Cristo. Não é quando nós morrermos, mas quando ELE VOLTAR.

 

1 Coríntios 15.51 Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos,

52 num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.

53 Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade.

54 Pois é necessário que aquilo que é corruptível se revista de incorruptibilidade, e aquilo que é mortal, se revista de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória.

A mortalidade humana que deve revestir-se da imortalidade (1 Cor. 15:53) por ocasião de sua ressurreição. Essa referência nega a noção de uma imortalidade natural da alma, porque declara que a imortalidade é algo de que os santos ressuscitados se “revestirão”. Não é algo de que já sejam possuidores.

1 Coríntios 15.12 Ora, se é corrente pregar-se que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como, pois, afirmam alguns dentre vós que não há ressurreição de mortos?

13 E, se não há ressurreição de mortos, então Cristo não ressuscitou.

14 E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã, a vossa fé;

15 e somos tidos por falsas testemunhas de Deus, porque temos asseverado contra Deus que ele ressuscitou a Cristo, ao qual ele não ressuscitou, se é certo que os mortos não ressuscitam.

16 Porque, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou.

17 E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados.

18 E ainda mais: os que dormiram em Cristo pereceram.

19 Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens.

20 Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem.

Paulo não poderia dizer que os santos adormecidos teriam perecido sem a garantia da ressurreição de Cristo se cresse que suas almas eram imortais e já estavam a desfrutar das bênçãos paradisíacas. Se Paulo cresse assim, ele provavelmente teria dito que sem a ressurreição de Cristo as almas dos santos adormecidos permaneceriam desincorporadas por toda a eternidade. Todavia, Paulo não faz tal alusão quanto a essa possibilidade”. Paulo diz que se não fosse pelo fato da ressurreição, confirmada e garantida pelo próprio apóstolo, a pregação do evangelho fora “vã”, uma vez que os mortos em Cristo não estariam desfrutando a vida, e sim mortos no pó da terra.

1 Coríntios 15.12 Ora, se é corrente pregar-se que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como, pois, afirmam alguns dentre vós que não há ressurreição de mortos?

13 E, se não há ressurreição de mortos, então Cristo não ressuscitou.

14 E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã, a vossa fé;

15 e somos tidos por falsas testemunhas de Deus, porque temos asseverado contra Deus que ele ressuscitou a Cristo, ao qual ele não ressuscitou, se é certo que os mortos não ressuscitam.

16 Porque, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou.

17 E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados.

18 E ainda mais: os que dormiram em Cristo pereceram.

19 Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens.

20 Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem.

 

1 Coríntios 15.32 Se, como homem, lutei em Éfeso com feras, que me aproveita isso? Se os mortos não ressuscitam, então comamos e bebamos, que amanhã morreremos.

A lógica permanece a mesma: Se os mortos não ressuscitam (e essa ressurreição é somente na segunda vinda de Cristo – 1Co.15:22,23; 1Ts.4:13-15), então Paulo lutou com feras em Éfeso a toa. Ponderamos: Seria a toa caso Paulo estivesse em uma vida póstuma no Paraíso do mesmo jeito, só que sem corpo? É claro que não! Nisso fica claro que não existiria uma vida póstuma. Seria “morreu e acabou”. Por isso mesmo, a dica de Paulo caso não existisse a ressurreição seria passar a vida hedonisticamente, “comendo e bebendo, para que amanhã morramos” (v.32)..

 

2 Timóteo 4.6 Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo.

7 Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.

8 Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.

Paulo, já próximo da morte, declara que ele só receberá a coroa da justiça “NAQUELE DIA”. Esse dia é o da segunda vinda de Cristo (1Co.15:23), confirmado também no final da própria passagem: “mas também a todos os que amarem a SUA VINDA”. Até aquele dia, a coroa dele está “GUARDADA” (v.8). Ele não vai para o Céu antes da ressurreição. É só neste momento receberemos a coroa da justiça, a qual Deus nos GUARDA até aquele dia (o dia da segunda vinda de Cristo).

 

João 11.17 Chegando pois Jesus, encontrou-o já com quatro dias de sepultura.

18 Ora, Betânia distava de Jerusalém cerca de quinze estádios.

19 E muitos dos judeus tinham vindo visitar Marta e Maria, para as consolar acerca de seu irmão.

20 Marta, pois, ao saber que Jesus chegava, saiu-lhe ao encontro; Maria, porém, ficou sentada em casa.

21 Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se (estivesses aqui) meu irmão não teria morrido.

22 E mesmo agora sei que tudo quanto pedires a Deus, Deus to concederá.

23 Respondeu-lhe Jesus: Teu irmão há de ressurgir.

24 Disse-lhe Marta: Sei que ele há de ressurgir na ressurreição, no último dia.

25 Declarou-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;

26 e todo aquele que vive, e crê em mim, jamais morrerá. Crês nisto?

27 Respondeu-lhe Marta: Sim, Senhor, eu creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo. 

Por que Jesus, quando confortava as irmãs do falecido Lázaro, além de empregar a metáfora do sono - “Nosso amigo Lázaro está dormindo.” - não lhes indicou que o falecido estava na glória celestial, mas referiu-lhes a esperança da ressurreição (João 11:17-27)? E para onde Lázaro foi, já que ao morrermos vamos para o Céu ou para o Inferno antes mesmo da ressurreição na segunda vinda? Para o inferno? Dificilmente, pois a Bíblia o retrata como um homem justo. E, mesmo que assim o fosse, se ele foi para o inferno, Jesus deu uma outra oportunidade para ser salvo, livrando do inferno, sendo antibíblico. E caso tenha ido para o Céu, ele cometeu uma maldade, restaurando o coitado do Lázaro que estava juntinho de Deus desfrutando das glórias celestiais e da coroa da vida eterna de volta para este mundo que jaz no maligno. Lázaro com certeza teria fica revoltadíssimo...! Veja também que Jesus disse: “... Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá” (verso 25); Ele não disse: “... ainda que morra, vive...”. Ao contrário, Ele declarou que no futuro trará da sepultura aqueles que morreram nEle. Veja João 5:28 e 29. E, por fim, um último detalhe, encontrado no verso 26: “e todo aquele que vive, e crê em mim, jamais morrerá. Crês nisto?”. Obviamente que Cristo não estava falando da morte para este mundo, pois todos – justos e ímpios – morrem para este mundo. Ele estava falando da vida futura, após a ressurreição. Somente aquele que CRÊ NELE jamais morrerá. A imortalidade da alma é uma doutrina totalmente estranha a luz das Escrituras Sagradas.

Salmos 6:5 Pois no Seol não és lembrado, e lá ninguém pode te louvar.

Isaías 38:18 No Seol, ninguém te agradece, ninguém louva o teu nome, os que estão ali não confiam na tua fidelidade.

19 São os vivos, e somente os vivos, que te louvam, como eu te louvo agora.

Salmos 115:16 Os céus pertencem somente ao Senhor, mas a terra ele deu aos seres humanos.

17 Os mortos, que descem à terra do silêncio, não louvam a Deus, o Senhor.

18 Mas nós, que estamos vivos, daremos graças ao Senhor agora e para sempre. Aleluia!

Fico imaginando alguém chegando no Céu imediatamente após a morte e se deparar com a seguinte placa: “ATENÇÃO, ATENÇÃO! NESTE LUGAR É PROIBIDO LOUVAR AO SENHOR!”...

Eclesiastes 9.4 Quem está entre os vivos tem alguma esperança; até um cachorro vivo é melhor do que um leão morto.

Eclesiastes 9.5 Pois os vivos sabem que vão morrer, mas os mortos não sabem de coisa nenhuma, nem tampouco tem eles recompensa, e a sua memória jaz no esquecimento.

6 Também o amor, o ódio e a inveja há muito desapareceram, nunca mais terão parte em nada do que acontece debaixo do sol.

Eclesiastes 9.10 O que as suas mãos tiverem que fazer, que o faça com toda a sua força, pois no além, para onde vais, não há atividade alguma e nem planejamento, não há conhecimento e nem sabedoria.

Salomão equivale a morte dos homens com a dos animais: “Porque o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos animais, e lhes sucede a mesma coisa; como morre um, assim morre o outro; e todos têm o mesmo fôlego, e a vantagem dos homens sobre os animais não é nenhuma, porque todos são vaidade. Todos vão para um lugar; todos foram feitos do pó, e todos voltarão ao pó” (Ec.3:19).

Salmos 146.4 Quando eles morrem, voltam para o pó da terra, e naquele dia perecem os seus pensamentos.

Os mortos não pensam. O que mais eu preciso fazer para derrubar a imortalidade da alma???

Salmos 115:17 Os mortos, que descem à terra do silêncio, não louvam a Deus, o Senhor.

Salmos 94.17 Se o SENHOR não fora em meu auxílio, já a minha alma habitaria no lugar do silêncio.

Na mitologia pagã grega, o lugar para onde os mortos vão (Hades) é um lugar cheio de gritaria, com criaturas queimando para todo o sempre, em um lugar que fica no centro da Terra. Um verdadeiro “inferno”! Já BIBLICAMENTE, o Hades não é um lugar de pessoas gritando e queimando (como pregam os imortalistas defendendo que o Hades é o próprio Inferno atual, seguindo a mitologia), biblicamente o Hades é uma figura de linguagem para retratar um lugar: a sepultura. E é exatamente este o significado literal de Seol (correspondente hebraico para “Hades” em grego). É por isso que ele é um lugar de SILÊNCIO, e não de gritaria do inferno!!! O Hades não é, e nem nunca foi, o inferno, ou qualquer tipo de castigo ou tormento, no estilo da mitologia grega. A Bíblia diz que José iria descer ao Seol para ter que sepultar seu filho Benjamim: “E levantaram-se todos os seus filhos e todas as suas filhas, para o consolarem; ele, porém, recusou ser consolado, e disse: Na verdade, com choro hei de descer para meu filho até o Seol. Assim o chorou seu pai”. Fica mais do que óbvio que, biblicamente, o Hades (Seol) não é um lugar onde o Caim está queimando há seis mil anos como na mitologia pagã, mas nada mais é do que uma figura de linguagem bíblica da sepultura, o único lugar para onde os mortos vão imediatamente após a morte.

 

1 Timóteo 6.16 Aquele que possui, ele só, a imortalidade, e habita em luz inacessível; a quem nenhum dos homens tem visto nem pode ver; ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém!

A declaração conclusiva que faz o apóstolo Paulo confirma com tudo aquilo que já vimos até aqui: Deus é o único Ser Imortal. Ponderamos: Se todos nós tivéssemos presos dentro de si uma “alma imortal”, herdando imortalidade, tanto a justos quanto a ímpios, Paulo iria dizer que apenas Deus que é imortal? Absolutamente que não.

2 Timóteo 1.16 O Senhor conceda misericórdia à casa de Onesíforo, porque muitas vezes ele me reanimou e não se envergonhou por eu estar preso;

17 ao contrário, quando chegou a Roma, procurou-me diligentemente até me encontrar. Conceda-lhe o Senhor que, naquele dia, encontre misericórdia da parte do Senhor!

18 Você sabe muito bem quantos serviços ele me prestou em Éfeso.

O amigo de Paulo, Onesíforo, morre, e Paulo fala a respeito dele em sua segunda epístola a Timóteo: “O Senhor conceda misericórdia à casa de Onesíforo, porque muitas vezes ele me reanimou e não se envergonhou por eu estar preso; ao contrário, quando chegou a Roma, procurou-me diligentemente até me encontrar. Conceda-lhe o Senhor que, naquele dia, encontre misericórdia da parte do Senhor! Você sabe muito bem quantos serviços ele me prestou em Éfeso” (2Tm.1:16-18).  Este desejo de Paulo reforça ainda mais aquilo que já vimos até aqui: os mortos permanecem sem vida até a ressurreição dos mortos, quando serão despertados, sendo julgados para entrarem no Céu ou no inferno. Sabendo que Onesíforo, já morto, se encontrava nesse estado, Paulo deseja que ele encontre misericórdia da parte do Senhor “naquele dia” (o dia do juízo na segunda vinda de Cristo). Ora, para os imortalistas isso não faz sentido algum já que Onesíforo já teria encontrado a misericórdia da parte de Deus já estando no Paraíso com todos os outros santos. Contudo, o apóstolo Paulo ao invés de dizer que este já se encontrava na “glória”, deseja que ele alcance a misericórdia de Deus no dia do juízo, uma vez que Onesíforo não havia sido julgado ainda para encontrar a misericórdia da parte de Deus e entrar no Céu.

Daniel 12.13 Tu, porém, vai até ao fim; porque descansarás, e te levantarás na tua herança, no fim dos dias.

Daniel só iria receber a sua herança “no fim dos dias”, e até este momento ele estaria descansando, só levantando neste momento final para finalmente receber a sua herança prometida. Ora, qual seria a sua herança, senão a entrada no Paraíso?

Isaías 38.17 Eis que foi para minha paz que tive eu grande amargura; tu, porém, amaste a minha alma e a livraste da cova da corrupção, porque lançaste para trás de ti todos os meus pecados.

Hebreus 9.27 Porque ao homem está decidido morrer uma só vez, vindo, em seguida, o juízo.

O autor de Hebreus é bem enfático ao dizer que LOGO EM SEGUIDA da morte vem o JUÍZO. Não vem o Céu e nem o Inferno. A pessoa só é levada ao Céu ou ao Inferno DEPOIS de ser julgada. Contudo, lemos que este julgamento só irá acontecer ao soar da ÚLTIMA trombeta (a sétima trombeta de Apocalipse, ver Ap.11:18). O julgamento só acontecerá quando “vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória” (Mt.25:31). Sendo assim, a doutrina de que vamos diretamente para o Céu ou para o Inferno antes da volta de Cristo (quando os mortos serão ressuscitados) entra em um total choque de lógica.